YAMAHA YBR K 2002 - PRETA

                   
 

 

 

             
                   
   

 A Yamaha YBR 125cc foi lançada em 2000 e já chegou quebrando um importante tabu da marca no nosso país. Foi a primeira moto da Yamaha com motor quatro tempos do Brasil.

 Com um visual mais “jovem” e muita economia, rapidamente a linha se tornou um sucesso, virando a moto mais vendida da marca, naquele momento.

 Em 2000, a Yamaha lançou a linha YBR 125, para concorrer com a Honda CG 125, que dominava o mercado. Seu motor refrigerado a ar atinge uma potência máxima de 12,5 cv a 8 mil giros e torque de 1,19 kg a 6,5 mil giros.

 Para 2001, a Yamaha utilizou uma estratégia muito parecida com a da Honda e lançou três versões da sua moto de 125cc: K, E e ED. Confira abaixo o que muda em cada uma delas.

   

 YAMAHA YBR 125 K

 A Yamaha YBR 125 K é equipada com sistema de partida por pedal, o que significa que o motor é iniciado manualmente ao acionar o pedal de partida.

 Trata-se de uma variação de entrada da linha de 125cc. Ela é um pouco mais barata que modelos mais equipados, então se você busca por algo mais econômico e não faz questão de   contar com alguns itens de comodidade, essa pode ser uma opção de moto.    

   
   

  YAMAHA YBR 125 E

 A Yamaha YBR 125 E apresenta partida elétrica, em que o motor é iniciado pressionando um botão no painel de instrumentos.

 A presença da partida elétrica na YBR 125 E oferece mais conveniência e facilidade de uso, especialmente em situações em que a partida a pedal pode ser incômoda ou difícil.

 Se você busca uma moto barata e ainda assim contar com a experiência de ter partida elétrica, essa é uma opção a ser considerada.

 

     
   
   

 YAMAHA YBR 125 ED

 Por fim, temos que falar sobre a Yamaha YBR 125 ED. A sigla ED significa “electric start disc”, ou seja, o modelo conta com partida elétrica por botão no painel e freio a disco na roda   dianteira.

 Esse é o modelo mais completo da linha YBR 125 entre os anos de 2000 e 2008. Apesar de ser um pouco mais cara, conta com sistemas que tornam seu uso muito mais cômodo.

     
   
   

 Modelos de 2009 à 2013

 Para 2009, a Yamaha fez uma reformulação em sua linha de 125cc, que recebeu a adição do nome “Factor”. Ela foi comercializada até 2013 com as mesmas variações que sua   antecessora: K, E e ED.  

 A mudança positiva ficou por conta do design. Agora a moto conta com um visual ainda mais arrojado, que teve como referência a YS 250 Fazer.

 Entre as alterações que deixaram a Factor com uma cara ainda mais esportiva, estão a adoção de um tanque mais encorpado (mas ainda de mesma capacidade), mudanças nas entradas   de ar e no para-lamas dianteiro e traseiro.

   
   

 Modelos de 2014 à 2016

 Apesar de não ser um grande marco para a linha, é importante informar que a Yamaha YBR 125 Factor passou a ser vendida em quatro variações a partir de 2014, com a adição da K1,   que se junta aos modelos K, E e ED.

 A variação K1 é o modelo de entrada da Yamaha YBR 125 Factor, que foi pensada para novos motociclistas, segundo a própria marca. É a mais básica e mais barata entre os quatro   modelos.

 Já o modelo ED, o mais completo, recebeu rodas de liga leve, e pneus Metzeler (Pirelli) na época, somados ao conjunto que já tinha partida elétrica por botão e freios a disco. 

   
     

 Modelos de 2017 à 2023

 Após 17 anos do seu lançamento, finalmente a Yamaha YBR 125 recebeu injeção eletrônica e motor bicombustível. Mas não foi só isso que mudou.

 A Yamaha adotou uma nova estratégia e passou a comercializar a linha de 125cc com apenas um modelo, a ED. Agora, as motos de 125 cilindradas da empresa japonesa contam com   partida elétrica, freio a disco, rodas de liga e painel de instrumentos digital completo.

 O que mudou também foi o nome da linha, que passou a ser chamada pela Yamaha de YBR 125i Factor. A adição da letra “i” após o 125, é uma menção ao sistema de injeção eletrônica

   
                   
                   
                   
  FICHA TÉCNICA COMPLETA ...   
                   
    Categoria :    Utilitária          
    Tipo de motor :    4 tempos. monocilíndrico, vertical, 2V, SOHC            
    Cilindrada :    124 cc           
    Potência :    11,2 cv @ 8.000 rpm          
    Torque :     1,13 Kgfm @ 6.000 rpm           
    Alimentação :    Carburador          
    Taxa de Compressão :    10:1          
    Arrefecimento :    A AR          
    Partida :    A Pedal           
    Câmbio :    5 marchas          
    Embreagem :    Multidisco, banhada em óleo          
    Transmissão final :    Por corrente          
    Suspensão Dianteira :    Garfo telescópico, curso de 120 mm          
    Suspensão Traseira :    Bichoque, curso de 105 mm, com ajuste de pré-carga da mola           
    Chassis :    Tubular tipo diamante, em aço          
    Peso em ordem de Marcha :    112 kg          
    Peso bruto máximo :   não disponível          
                   
    Comprimento :    1.980 mm          
    Largura :    760 mm          
    Altura :    1.080 mm          
    Entre eixos :    1.290 mm          
    Altura do banco :    780 mm          
                   
    Roda dianteira :    Aro raiada em aço de 18" polegadas          
    Pneu dianteiro :    2.75 18 42P           
    Roda traseira :    Aro raiada em aço de 18" polegadas          
    Pneu traseiro :    90/90 18 57P          
                   
    Freio dianteiro :    Tambor 130 mm          
    Freio traseiro :    Tambor 130 mm          
                   
    Bateria :    12V 5Ah selada          
    Faróis :    35/35W H4 x1          
                   
    Tanque :   13 litros          
    Combustível :    Gasolina          
         Fonte: Fabricante